SENAR capacita educadores para o Programa Despertar em Valente

542

Valente está entre os municípios que aderiram ao Programa Despertar do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em 2016. Para dar início as ações do Programa, foi realizada nos dias 05 e 06 de abril, no Salão Paroquial São Benedito em Valente, a Formação Municipal do Programa Despertar 2016. A atividade teve como objetivo capacitar educadores para elaboração de projetos que contribuam na formação de cidadãos conscientes, aptos a exercer a cidadania e a participar do processo de um desenvolvimento mais próximo da sustentabilidade.

Como parceira local do Programa Despertar, a Fundação APAEB esteve presente durante os dois dias de capacitação, representada pela educadora social, Raquel Nascimento. “A metodologia proposta pelo SENAR é excelente. Ela permite que as ações sejam construídas de forma coletiva levando em conta as potencialidades e problemáticas encontradas nas comunidades”, avaliou a educadora.

O Programa Despertar é executado no município através da Secretaria Municipal de Educação com apoio de diversos parceiros. Para a coordenadora municipal do Programa, Jacicleide, as parcerias são indispensáveis para que não se desenvolvam ações isoladas e de pouco impacto.

Durante a capacitação, a coordenadora do Despertar – Núcleo Valente, Clécia Gonçalves, afirmou que ao tratar de temas transversais como Ética, Cidadania, Saúde, Trabalho e Consumo, como propõe o Programa, é necessário fazer referências as nossas práticas cotidianas e refletir seus impactos no mundo, como exemplificou. “De pouca utilidade será para nós educadores falar de agricultura orgânica ou desmatamento, se não esclarecermos aos estudantes que os riscos nas paredes, os banheiros danificados e as cadeiras rabiscadas tem a ver com o ambiente degradado por eles”.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) tem como missão desenvolver ações para a formação profissional rural e atividades de promoção social, direcionadas para comunidades do meio rural. O Programa Despertar foi lançado pelo SENAR no ano de 2005.