Novos passos para ATER na Bahia são debatidos em Conferência

Mais de 300 representantes dos 27 Territórios de Identidade da Bahia participaram da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Ceater), que ocorreu em Salvador, no período de 06 a 08 de abril. Com o tema “ATER, Agroecologia e Alimentos Saudáveis”, a Conferência reuniu sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares para estabelecer estratégias e ações prioritárias de promoção e universalização da ATER pública e de qualidade aos agricultores familiares da Bahia. Como entidade executora de serviços de assistência técnica rural, a Fundação APAEB esteve no evento representada pelo educador social, Luiz Aldo Araújo.

A Conferência Estadual ocorreu após a realização de 238 reuniões e eventos municipais, 27 Conferências Territoriais e duas Conferências Temáticas, sendo um de mulheres e outra voltada para a juventude. As etapas preparatórias envolveram cerca de nove mil pessoas em todos os territórios do estado. Nesta etapa Estadual foram sistematizadas as propostas que a Bahia levará para Conferência Nacional através dos delegados eleitos, que em sua maioria, são representantes de entidades membros do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF).

Durante o evento, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, parabenizou a todos pela participação na Conferência, destacando a presença do MDA, dos Colegiados Territoriais, da equipe da Bahiater e de entidades da Sociedade Civil, que juntas trabalharam e fortaleceram o debate sobre a assistência técnica, extensão rural na agricultura familiar e reforma agrária.

“São 34 delegados e delegadas eleitos para a etapa nacional, que levarão a mensagem da Bahia para os outros estados do país. Nossa responsabilidade é de intensificar o acompanhamento e monitoramento do serviço de assistência técnica na Bahia e construir o Sistema Estadual de Assistência Técnica na Bahia, que deve contar com a participação de todos, cada um cumprindo o seu papel, desde as prefeituras, Câmaras de Vereadores, secretarias municipais, sociedade civil e o Estado, por meio de um diálogo estratégico, ampliando o debate sobre a agricultura familiar, reforma agrária e povos e comunidades tradicionais”, ressaltou Rodrigues.

A Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e coordenada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). A próxima etapa na maratona das conferências será a Conferência Nacional, que ocorrerá no mês de maio em Brasília.

Informações e imagem: www.sdr.ba.gov.br