Projeto de ATER promove inclusão produtiva em Cansanção e Itiúba

592

Lançado em novembro de 2014 pela Fundação APAEB, o Projeto Renda & Vida II chega na etapa de estruturação de projetos produtivos rurais nas propriedades das famílias agricultoras beneficiadas. O Projeto contempla 1700 famílias nos municípios de Cansanção e Itiúba. Ele faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria, geridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

O Renda & Vida II atende a agricultores/agricultoras em situação de extrema pobreza e grupos de economia solidária. Oferece serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para famílias de agricultores, por meio de atividades individuais e coletivas com vista à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.

Além de receber toda orientação técnica que possibilita melhorias nas Unidades Produtivas Familiares (UPFs) por meio de uma equipe multidisciplinar, as famílias agricultoras do Projeto Renda e Vida II tem acesso ao Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. Este é um programa de transferência de renda do Governo Federal em que cada família cadastrada recebe o valor de R$ 2.400, 00 para investir em alguma atividade produtiva que lhe possibilite ampliar a renda familiar e servir também de fonte para garantia de alimentos saudáveis.

A agricultora Lucenilda Souza, da comunidade de Várzea da Roça em Itiúba, Bahia, é uma das beneficiárias do Renda & Vida II.  Além vir recebendo visitas da equipe técnica e participado de oficinas e dias de campo junto com os demais agricultores de sua comunidade, recentemente recebeu a primeira parcela do Fomento. Com este recurso, a agricultora investiu na estruturação da atividade produtiva de criação de ovinos através da construção de um curral que já serve para acolher e facilitar o manejo de alguns dos animais que ela possui e que em breve servirá para outros animais que ela pretende adquirir após recebimento da segunda e última parcela do Programa.

lucenilda

“A estrutura que consegui já está servindo muito. Valorizou a roça e já estou usando o espaço para colocar alguns animais. Neste curral com piso consigo até aproveitar o esterco que já serve de adubo para a palma”, observou satisfeita Lucenilda.

Com investimento do Fomento em plantio de palma e reforma de cerca para a criação de ovinos, o senhor José Adão Nascimento, da comunidade de Cupim, Itiúba, Bahia, afirma que o que já conseguiu aplicar na propriedade com a primeira parcela foi de grande valia. “Oxente! Essa ajuda do governo e da Fundação APAEB já valeu demais. Agora é mais difícil ‘me ver no aperto’ para alimentar os animais no período de estiagem e ainda posso vender para os vizinhos que não tiverem reserva de comida para os bichos no tempo ruim”, comentou o agricultor, na expectativa da segunda parcela que pretende usar para aquisição de uma máquina forrageira.

A escolha da atividade produtiva a ser investido o recurso do Fomento é feita pelo agricultor junto com a avaliação e orientação do técnico responsável pela família. Além de projetos produtivos para ovinos, também há famílias investindo em caprinocultura, suinocultura, avicultura de postura ou de corte e hortaliças.

Virgínia Santana, Gestora de Projetos da Fundação APAEB, explica que o repasse do Fomento por parte do MDS associada à assistência técnica promovida pelo MDA traz um impacto grandioso na vida de cada família agricultora que é beneficiada. “Esta oportunidade de oferecer à família agricultora o recurso para ele estruturar ou melhorar uma atividade produtiva, tendo junto a orientação técnica especializada, potencializa a capacidade produtiva  da família pois ela tem a estrutura física a sua disposição e o conhecimento a seu favor. Confio que daqui a um ano, ou menos que isso, todo este trabalho trará retorno para as famílias beneficiadas e consequentemente para a comunidade e o município”, manifestou Virgínia.

Para a agrônoma e coordenadora do projeto em Itiúba, Fabíola Goes, as parcerias locais tem sido imprescindíveis para o sucesso do Renda & Vida II. “Desde que iniciamos o Projeto, estabelecemos boas parcerias nos municípios de Itiúba e Cansanção. Sem este apoio no acolhimento da equipe, na identificação das famílias com o perfil e também na logística de algumas atividades o resultado não seria tão positivo quanto vem sendo. A gratidão por este apoio é imensa”, reforçou Fabíola.

Entre os parceiros locais da Fundação APAEB no Projeto & Vida II estão: Escola Família Agrícola do Sertão – AREFASE; Escola Família Agrícola de Itiúba; Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda – ARESOL; União das Associações dos Pequenos Produtores de Cansanção – UAPAC; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares – SINTRAFs de Cansanção e Itiúba; Prefeitura Municipal de Itiúba através das Secretarias de Agricultura, Educação e Ação Social; Secretaria Municipal de Agricultura de Cansanção; Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável dos municípios – CMDSs e Associações Comunitárias.

 

Saiba mais sobre o Projeto Renda e Vida II:

O Renda & Vida II é um projeto da Fundação APAEB contemplado pela Chamada Pública 011/2013 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA. Ele contempla o Lote 2 da Chamada Pública no qual está o município de Cansanção com 800 agricultores beneficiados e Itiúba com 900 agricultores beneficiados.

A equipe que executa o Projeto é formada por 03 técnicas sociais; 02 coordenadores (agrônomos); 02 agrônomos de campo; 02 técnicos de campo formados em Gestão Ambiental e 13 técnicos em agropecuária.

O Projeto teve uma edição anterior, realizada em 2011-2012 com os eixos Transição Agroecológica, Organização Social e Produção de Alimentos para Segurança Alimentar e Nutricional.A nova edição, o Renda & Vida II, os eixos são à Inclusão Produtiva, Promoção da Segurança Alimentar e Incremento da Renda.