1º Intercâmbio Cultural do Projeto Conexões Populares reúne fazedores de cultura em Monte Santo

15

O município de Monte Santo recebeu, no dia 31 de outubro de 2025, o 1º Intercâmbio Cultural do Projeto Conexões Populares, uma iniciativa realizada pela Fundação APAEB, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.


Praça Monsenhor Berenguer, onde está a estátua de Antonio Conselheiro e a “Matadeira”, canhão que dizimou mulhares de pessoas durante a guerra de Canudos

O projeto promove o encontro entre grupos de fazedores de cultura popular dos municípios de Valente, Monte Santo e Pintadas, com o objetivo de fortalecer tradições, promover trocas de saberes e valorizar o patrimônio cultural do Semiárido baiano.

Neste primeiro intercâmbio, a visita foi ao município de Monte Santo, e a próxima será realizada em Pintadas, dando continuidade à proposta de integração e fortalecimento dos laços culturais entre os territórios participantes.

Museu do Sertão

O encontro contou com apresentações artísticas, roda de conversa e visitas a espaços turísticos e históricos do município, proporcionando momentos de aprendizado e convivência. O grupo de intercambistas que partiu de Valente conheceu monumentos simbólicos como a Estátua de Antônio Conselheiro, “A Matadeira” e o Museu do Sertão – que abriga parte da história de Canudos, objetos pessoais de Luiz Gonzaga e a réplica do Meteorito Bendegó, encontrado em 1784 e reconhecido como o maior meteorito do Brasil e um dos maiores do mundo.

Banda de Pífano Boa Vista

Os depoimentos dos participantes revelam o quanto o encontro foi inspirador e transformador.

“Cada conversa, cada troca e cada momento compartilhado foram verdadeiras aulas de sensibilidade, criatividade e compromisso com a arte”, destacou Bianca, representante da Diretoria de Cultura de Valente.

“Foi um momento muito enriquecedor, cheio de descobertas e aprendizado”, afirmou Djanane, do COMBACIN.
“Monte Santo vai ficar marcado não só pelas belezas do lugar, mas pelo carinho e pelas pessoas que estiveram com a gente”, contou Ramilly, aluna da EFA Valente.

“É muito gratificante e prazeroso ver uma cidade entranhada no sertão brabo com 18 pontos de cultura — é inspirador para todos nós”, destacou George, do Balancê Recanto Cultural.

A coordenadora do Projeto Conexões Populares, Ana Naara Silva, também ressaltou a importância e o impacto positivo da experiência:

“A visita a Monte Santo foi surpreendente, rica e muito positiva. Fomos recebidos com grande carinho e generosidade, e vivenciamos momentos de intensa troca e aprendizado. Agradeço especialmente ao Diretor de Cultura do município, Kakau, que compartilhou informações valiosas sobre como a cultura local se fortaleceu a partir da aproximação entre o poder público e a sociedade civil no mapeamento e valorização das expressões culturais da comunidade.”

Roda de Conversa entre fazedores de cultura de Valente e Monte Santo

Na roda de conversa com os fazedores de cultura locais, o grupo dialogou sobre desafios e avanços do movimento cultural nos municípios, além de fortalecer vínculos e parcerias. Um dos frutos desse encontro foi a aproximação entre o Coletivo Mulheres Valentes e o grupo “As Caatingueiras”, formado por estudantes da EFASE que empreendem com a produção de biojoias.

O Projeto Conexões Populares, realizado pela Fundação APAEB através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, reafirma o compromisso em fortalecer a cultura como instrumento de transformação social, identidade e resistência no Semiárido baiano.