DISOP realiza avaliação de trabalhos junto a Fundação APAEB

Na manhã da última segunda-feira (6), representantes do Instituto de Cooperação Belgo-Brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social- DISOP estiveram na Fundação APAEB com o objetivo de realizar uma pesquisa de avaliação dos trabalhos que foram desenvolvidos junto à entidade. O DISOP, desde o surgimento da Fundação APAEB, foi um dos seus principais apoiadores.

A avaliação foi conduzida pelo professor Pedro Torres e envolveu representantes da diretoria, da equipe técnica da entidade e de beneficiários de projetos executados pela mesma. De acordo com Torres, o objetivo da pesquisa vai além de avaliar a Fundação APAEB como resultado dos esforços do DISOP no Brasil. “Esta avaliação serve como instrumento que irá nortear as ações do DISOP fora do país e por este motivo agradecemos a disponibilidade e a franqueza da Fundação neste processo avaliativo”, salientou.

Na oportunidade, o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araújo, falou da importância do DISOP para a entidade e agradeceu. “O DISOP faz parte da história da Fundação APAEB. Seu apoio foi muito valioso para o surgimento e desenvolvimento desta organização. O DISOP tem na Fundação e nos seus trabalhos o legado desta importante parceria”, manifestou Macerval.

O Instituto Belgo-Brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social – DISOP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que nasceu em 2001 graças à cooperação de organizações e pessoas envolvidas nos programas da ONG DISOP-BÉLGICA no Brasil. Tem como objetivo trocar experiências com outras entidades afins, prestando serviços de apoio e assessoria técnica às organizações da sociedade. Por diversos anos contribuiu com a Fundação APAEB através do apoio aos trabalhos de assistência técnica, economia solidária e educação do campo com vistas à melhoria da qualidade de vida e geração de renda na região sisaleira da Bahia.

Com a melhoria dos indicadores sociais dos Brasil a partir do governo popular de Lula e Dilma, o DISOP, assim como diversas organizações de cooperação internacional vem reduzindo ou redirecionando seus investimentos para outros países que apresentam índices mais alarmantes de vulnerabilidade social. Por este motivo, o DISOP deixa de apoiar de forma mais direta a Fundação APAEB e outras entidades brasileiras.