Governador dialoga a agricultura familiar com organizações sociais e agricultores

Aproximadamente 350 agricultores e agricultoras familiares de todos os territórios do estado estiveram reunidos na última quarta-feira (27) com organizações sociais ligadas ao campo e com o governador da Bahia, Rui Costa. A Fundação APAEB marcou presença na atividade que fai organizada pelo Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF). O evento ocorreu no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR, em Salvador.

ForumAF1

Com o tema “O Campo com Gente e com Direitos” o evento integrou a programação das celebrações pelo Dia da Agricultura Familiar, celebrado em 25 de julho. O objetivo do encontro foi dar visibilidade às ações da agricultura familiar e economia solidária, com foco na sustentabilidade e na importância para a economia nacional, além de buscar um alinhamento da parceria do Governo com os movimentos sociais para a construção de políticas públicas para o setor.

Na oportunidade, além de cestas com produtos da agricultura familiar foi entregue ao governador uma carta com as principais demandas do segmento e reflexões acerca da concepção, gestão e implementação de políticas públicas que busquem fomentar um desenvolvimento rural sustentável no estado.

“O meu sonho é ver a agricultura familiar tendo renda. É ver os filhos dos agricultores com desejo de se qualificar e voltando a produzir no campo, realimentando essa cultura de amor pela terra. No que depender de mim, vamos construir juntos uma agricultura familiar forte, com inclusão social, renda e educação no campo”. O governador ainda ressaltou que um governo não constrói nada sozinho. “Somos nós que vamos construir e implementar uma política voltada para a agricultura familiar. Precisamos identificar o que falta. Eu não enxergo o desenvolvimento da Bahia sem incluir a agricultura familiar”. Ele informou que estão sendo aplicados, até 2018, R$ 1,5 bilhão apenas em fomento para a agricultura familiar. “São R$ 700 milhões do Banco Mundial, por meio do Bahia Produtiva, e R$ 300 milhões do Fida [Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola da Organização das Nações Unidas], e ainda há mais recursos de outras fontes, como do Fundo Combate à Pobreza e do governo federal.

Para o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araújo, o evento foi de grande valia para as entidades prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural. “Esta foi uma oportunidade das entidades e agricultores junto com o governo pautarem questões importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar da Bahia. Ficamos felizes com a sensibilidade do governador em estar presente e demonstrar abertura para manutenção do diálogo”, destacou Macerval.

IMG-20160728-WA0017

O FBAF é composto pelas principais organizações, entidades e movimentos sociais representativos da agricultura familiar e reforma agrária do estado.

ASCOM – Fundação APAEB com informações e fotos da SECOM/BA