Desenvolvimento Sustentável e Territorial é tema de formação da equipe

A equipe técnica do Projeto Semear IV, executado pela Fundação APAEB com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estiveram em formação sobre Desenvolvimento Sustentável e Territorial. A atividade ocorreu nesta terça-feira (17) no auditório da entidade.

O objetivo da formação foi o fomento a sistematização e disseminação das práticas sustentáveis aplicadas pela equipe em seus trabalhos junto aos agricultores/as, bem como do estímulo ao maior engajamento da equipe nas ações do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira da Bahia (CODES Sisal).

Inicialmente alguns membros da equipe apresentaram algumas práticas exitosas realizadas em campo, entre elas relacionadas ao manejo sanitário dos rebanhos e criação de reserva alimentar estratégica.

cris11

Na oportunidade a gestora de projetos da Fundação APAEB falou sobre conceito e ações de desenvolvimento sustentável dentro da dinâmica da política territorial e da importância da ATER no fortalecimento destas ações. “O engajamento do extensionista com o Colegiado Territorial é muito importante, não só no envolvimento das suas atividades, mas no trato com temáticas que estimulem o público beneficiário da entidade a participar dos processos de organização social que refletem na construção de políticas públicas. A gente sabe que hoje as políticas públicas só chegam no nosso território se passam por estes Conselhos”, refletiu Virgínia Araújo.

Durante a atividade também foram levantados questionamentos para redirecionamento de ações de aperfeiçoamento da execução do Projeto.