Fundação APAEB contribui para Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itapicuru

Ocorreu na última terça-feira (09), no município de Tucano-BA, a Oficina de Diagnóstico para Construção do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Corpos D’Água da Bacia do Rio Itapicuru. A atividade foi articulada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru – CBHI e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

Na Oficina foram traçados desafios e soluções para nortear a construção do Plano da Bacia do Itapicuru. Entre os desafios apontados está: a falta de programas ambientais, degradação das APP’S, uso indiscriminado de agrotóxicos gerando contaminação da água; a privatização de rios e lagoas e a falta de investimentos para preservação dos recursos hídricos.

a7a85865-3081-42b7-90a5-0d0cb8902341

Cris Emanuel, técnico agrícola que representou a Fundação APAEB na atividade, informou que as foram muito ricas as discussões que resultaram nas propostas para o Plano. “Contando com a participação de representantes do poder público e de entidades que têm trabalhos relacionados ao meio ambiente, pudemos traçar alguns encaminhamentos relevantes, tais como: campanhas de conscientização ambiental e contra uso de agrotóxicos, ampliação e monitoramento frequente das APPs e realização de Cadastramento Ambiental Rural (CAR)”, destacou Emanuel. Também esteve presente representando a Fundação APAEB, a bióloga e educadora social, Kalline Cunha.

A Oficina de Diagnóstico para Construção do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento dos Corpos D’Água da Bacia do Rio Itapicuru reuniu representantes dos municípios Monte Santo, Nordestina, Uauá, Canudos, Euclides da Cunha, Quijingue, Araci, Biritinga, Teofilândia, Cipó, Banzaê, Heliópolis, Cícero Dantas, Valente e Tucano.

Foto: Nicoly Monteiro e Karla Arns