Comunidade de Papagaio realiza Boi de Roça para limpeza de área de palma

No último sábado (11), a comunidade de Papagaio em Valente-BA realizou o Boi de Roça com o Canto da Bandeira, duas importantes manifestações culturais que há muito tempo não se via na comunidade. O Boi de Roça é uma manifestação cultural coletiva realizada em algumas comunidades do Território do Sisal que mistura trabalho agrícola em mutirão, músicas e danças que retratam o modo de vida do homem e da mulher do campo.

boi 1

Em Papagaio, a atividade serviu de resgate da cultura e também para realizar a limpeza de uma área de palma. “A Associação tem uma plantação de palma de um projeto da CAR com a UAC desde 2013. Por conta da seca, os agricultores responsáveis pela limpeza estão tendo dificuldades para dar conta dos trabalhos em suas propriedades e de cuidar desta área. Para não ficar pesado pra ninguém, juntamos o útil ao agradável: limpamos a área da palma e resgatamos um movimento que há muito tempo não se via por aqui”, destacou a presidente da Associação de Papagaio, Eliete Oliveira.

boi 2

O Boi de Roça foi realizado pela Associação Comunitária de Papagaio e contou com a participação da comunidade local, comunidades circunvizinhas e de representantes de organizações parceiras, entre as quais está a Fundação APAEB. De acordo com o técnico agrícola Lelis Messias, que esteve presente na atividade representando a entidade, a iniciativa foi muito positiva. “A comunidade conseguiu unir as pessoas em torno do compromisso comum de cuidar da área de palma e deu a oportunidade a muitos, inclusive os mais jovens, de vivenciarem uma cultura que eles só ouviam os mais velhos contarem. Foi muito bom”, avaliou Lelis.