Adoção de novas práticas promovem melhorias no sistema de produção de galinhas no Território do Sisal

A sanidade dos animais é um dos aspectos mais relevantes no sistema de produção. Seu controle, além de prevenir, impede a disseminação de enfermidades entre os animais e por consequência aumenta a lucratividade do produtor. Essa é uma premissa para qualquer tipo de criação de animais, inclusive para a criação de aves, que tem crescido bastante no Território do Sisal a partir de programas e projetos que incentivam a produção familiar, a exemplo do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, desenvolvido dentro das ações do Projeto Renda & Vida III da Fundação APAEB, com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar – SEAD.

Através do incentivo financeiro e das orientações técnicas para estruturação de projetos produtivos, muitas famílias beneficiárias do Renda & Vida III, bem como do Renda & Vida II (já encerrado), iniciaram ou aperfeiçoaram a criação de galinhas. De acordo com a médica veterinária da Fundação APAEB, Luzia Moura, é possível identificar alguns avanços na lida para a produção de aves por parte das famílias assistidas pelo Projeto. “Através das reuniões e das visitas técnicas nas propriedades, conseguimos sensibilizar muitos produtores em relação à importância da limpeza das instalações, da vacinação, descarte das aves mortas e isolamento das enfermas. É um trabalho lento e contínuo, mas já percebemos a adoção de algumas medidas que têm contribuído para melhoria do sistema de produção”, relatou Luzia.

luzia

Mesmo percebendo mudanças, a veterinária destaca que é possível identificar ainda algumas práticas prejudiciais à criação de aves, principalmente relacionadas à vacinação e a ausência ou ineficiência no manejo sanitário das instalações. “As enfermidades mais recorrentes na região são à bouba e a coriza aviária. Ambas são decorrentes da falta de cuidado com o manejo e com a ausência de vacinação das aves”, informou a veterinária.

Há algumas práticas vindas do saber popular que são eficientes como é o caso da utilização do alho na água oferecida aos animais. O alho possui propriedades anti-inflamatórias, componentes antibióticos e antiparasitárias, dessa forma, o alho tem uma certa ação no controle imunológico das aves.

A agricultora Berenice Aquino, da comunidade de Morro Branco em Santaluz, é beneficiária do Projeto Renda & Vida III e referência na comunidade no cuidado sanitário que tem com as galinhas. “Eu sempre criei galinha e sempre cuidei do espaço que elas ficavam, mas com a casinha que construí com o recurso do projeto ficou melhor, facilita a limpeza e dá para separar melhor os animais”, pontuou a agricultora, destacando também a importância da orientação oferecida pela equipe técnica da Fundação APAEB. “Apesar de já ter nossos cuidados, a veterinária nos ensinou sobre os remédios para a gripe das galinhas, como limpar melhor as instalações. Eu mesmo lavo todo dia. Ainda tem a ‘vassoura de fogo’, que ela ensinou também para matar as bactérias”.

berenice_gal

Depois que estruturou o projeto e comprou os pintos, dona Berenice conseguiu ampliar seu negócio de criação de galinhas, garantindo incremento na renda de sua família. Com o aperfeiçoamento dos cuidados no manejo sanitário, a perda dos animais reduziu e a agricultora vem retirando uma média de R$ 370,00 por mês com a comercialização de animais e ovos. “Já tenho meus fregueses certos. O projeto ajudou e muito, pena que foi pequeno e por pouco tempo. Se fosse maior, era bom demais”, manifestou a agricultora.

berenice aviário

Assim como dona Berenice, muitos agricultores do Território do Sisal tiveram a oportunidade de iniciar, ampliar e melhorar as atividades produtivas em suas propriedades. A estrutura viabilizada pelo recurso do Programa Fomento, associada à assistência técnica permitiu a adoção de novas práticas que promovem melhorias no sistema de produção de galinhas e de outros animais.