ADAB dialoga sobre febre aftosa e outras doenças com equipe da Fundação APAEB

A equipe do projeto de ATER SEMEAR IV da Fundação APAEB/ SDR/ BAHIATER participou na manhã da última terça-feira (09/05), no auditório da Fundação APAEB, de um bate-papo com o médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Roberto Agapito. O foco principal da atividade foi tratar sobre a Campanha da Febre Aftosa, mas também dos programas e ações do órgão que envolve investigação, prevenção e sensibilização relativas às outras doenças de rebanhos e criações.

Tratando sobre a importância da atenção à Campanha Contra a Aftosa, o veterinário informou que, apesar da Bahia estar livre da doença, a vigilância deve ser constante. “Embora reconhecida como livre de febre aftosa, o risco de reintrodução da doença na Bahia existe. Se isso acontecer, os impactos para a economia e a sociedade seriam incalculáveis, daí a importância de manter o produtor consciente sobre a necessidade do rigor com o controle sanitário do rebanho bovino”, alertou Agapito.

A primeira etapa e vacinação contra febre aftosa teve início em 01 de maio e segue até o próximo dia 31. Esta etapa é direcionada para bovinos e bubalinos de todas as idades. A segunda etapa será de 01 a 30 de novembro, e será destinada para animais de até 24 meses. O produtor deverá adquirir a vacina contra febre aftosa nas lojas credenciadas pela ADAB.

No bate-papo também foram esclarecidas dúvidas sobre o processo de notificação das ocorrências de algumas enfermidades identificadas em animais dos agricultores beneficiários dos projetos da Fundação APAEB.

Roberto agradeceu o convite da Fundação APAEB e falou da importância destes espaços. “Sei da amplitude do trabalho desta entidade e em nome da ADAB agradeço o convite. É importante termos estes espaços de promoção da educação sanitária como forma de prevenir enfermidades, garantindo a saúde dos animais, dos produtores e também como forma de evitar prejuízos com a perda de animais e rebanhos”, manifestou o médico veterinário da ADAB.

Para Caroline Marques, médica veterinária da Fundação APAEB, o diálogo foi muito produtivo, pois trouxe informações importantes que auxiliam no processo de conscientização do produtor. “Como agentes de campo, estamos diariamente muito próximos dos produtores. Com as informações que tivemos acesso, estamos munidos para alertar aos produtores sobre a obrigatoriedade da vacinação e declaração de todos os animais, não deixando para última hora. Além disso, foi positivo conhecer os outros programas e ações da ADAB”, opinou Caroline.