Fundação APAEB apresenta suas experiências na 8ª FEIRAFES em Valente

Agricultores e agricultoras familiares de territórios como Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II, estiveram reunidos na 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES). O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, no município de Valente. A abertura aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença de autoridades dos governos municipais, estadual e de representantes de diversas entidades que trabalham com agricultura familiar.

Foto: Toni Carvalho

A FEIRAFES acontece há 8 anos e possui uma grande estrutura para atender as demandas de exposição de produtos, stands de apresentação de entidades que desenvolvem ações para a agricultura familiar, oficinas temáticas, exposição de animais e a praça da cultura, com shows e apresentações culturais.

expofeirafes

Como todos os anos, a Fundação APAEB teve a oportunidade de apresentar suas experiências. No espaço houve demonstração do uso da gaiola giratória utilizada no processo de armazenamento do sisal para alimentação animal; um misturador de ração artesanal utilizado para formulação de ração para aves; amostras do mandacaru sem espinhos e da palma ‘Orelha de Elefante’, resistente à cochonilha do carmim; além de produtos agroecológicos como vermífugos e antitóxicos naturais.

explicação

A Feira contou com diversas atividades de formação para os participantes, entre elas, as oficinas sobre Diagnóstico das Principais Enfermidades de Caprinos e Ovinos, conduzidas pelas médicas veterinárias da Fundação APAEB, Caroline Marques e Luzia Moura. Na oportunidade os participantes conheceram um pouco sobre formas de transmissão e de diagnóstico, tratamento, controle e prevenção de algumas doenças como a mastite e a linfadinite caseosa.

luzia e carol
Foto: Jamily Cunha

Para o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araújo, a FEIRAFES é um espaço valioso para a agricultura familiar da Bahia. “Em sua oitava edição a Feira se concretiza como um espaço diverso de aprendizado, de negócio e de valorização cultural. Sem dúvida é um evento marcante e muito importante para o fortalecimento da agricultura familiar do estado”, destacou o diretor.

O coordenador da FATRES, Urbano Carvalho, destaca a FEIRAFES como um espaço da valorização das riquezas do trabalho do campo. “Este é um grande encontro de trabalhadores rurais, fundamental para mostrar a capacidade de produção dos empreendimentos de agricultores familiares e economia solidária e para que a sociedade tenha alimentação saudável e segurança alimentar”, afirmou.

A FEIRAFES é uma iniciativa da FATRES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente, e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e Governo Federal e de diversas Organizações Sociais, entre as quais, a Fundação APAEB.