Rede de Educação do Campo do Sisal se reúne com lideranças do Território

Na tarde da última terça-feira (04/07), a Rede de Educação do Campo do Território do Sisal se reuniu com lideranças de organizações sociais na perspectiva de buscar apoio para solucionar algumas dificuldades enfrentadas pelas Escolas Família Agrícola (EFAs) e traçar novas perspectivas para a pedagogia da alternância no Território. A reunião ocorreu no auditório da FATRES, em Valente-BA.

redefa2

Entre as demandas apontadas estão o prazo de repasse dos recursos dos convênios do Governo do Estado com as EFAs, que trazem sérias dificuldades para a dinâmica dos trabalhos das unidades de ensino e a implantação de cursos profissionalizantes nas EFAs, com a metodologia da pedagogia da alternância.

Como encaminhamentos, foi proposta uma audiência com o Secretário Estadual de Educação, Walter Pinheiro, onde as lideranças junto com os representantes da Rede de Educação do Campo do Território do Sisal, irão apresentar as demandas e propostas elencadas.

“As EFAs tem passado por sérias dificuldades, com risco de atrapalhar o funcionamento”, alertou a diretora da EFA Valente, Marilene Bispo, ao reforçar que a criação da Rede Territorial foi uma articulação para que as EFAs conseguissem pautar as demandas locais e buscar soluções junto a organizações que acreditam na pedagogia da alternância para o desenvolvimento do campo.

Entre as entidades presentes na reunião estavam EFA Valente, EFA Monte Santo, Fundação Apaeb, APAEB, FATRES e UNEB.