Valente comemora Dia do/a Agricultor/a e reflete perda de direitos da categoria

Na última sexta-feira (21/07) o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente – SINTRAF/Valente realizou um evento comemorativo pelo Dia do/a Agricultor/a, celebrado oficialmente no dia 28 de julho. A atividade ocorreu na Casa da Cultura e trouxe como tema Retrocessos das conquistas na Agricultura Familiar: Como resistir a essa ofensiva? .

Cerca de 300 agricultores e agricultoras familiares, representantes de organizações da sociedade civil e poder público participaram da atividade. Na programação houve um debate sobre o tema central com Célia Dourado, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia (SERIN) e Rosival Leite, Coordenador Geral da FETRAF-BA. Houve também uma programação de atividades voltadas aos filhos dos agricultores, incluindo uma oficina sobre mídia, que ocorreu na Sala Futura.

publico_agri

Na abertura do evento, a gestora de projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo, falou da importância do fortalecimento dos movimentos sociais nas defesas dos direitos. “Mais do que nunca, precisamos nos unir como instituições sociais para reforçar a luta pelos direitos dos agricultores e agricultoras familiares que estão sendo ameaçados a cada dia por este governo ilegítimo e que não nos representa como cidadãos e trabalhadores”, destacou a gestora.

A presidente do SINTRAF de Valente, Juvanda Gomes, afirmou que além de celebrar a força do campo que vem do trabalho dos agricultores e agricultoras familiares, o evento deste ano serve para refletir sobre o cenário político e econômico que está posto. “Vamos aproveitar este momento para debater sobre os retrocessos, as perdas de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, as ameaças constantes de violação de direitos já conquistados e pensar posicionamentos”, afirmou Juvanda.

O evento encerrou com música e sorteio de brindes para os agricultores dos diversos núcleos comunitários.