Educação do Campo é pauta de audiência com Secretário Estadual de Educação

A Rede de Educação do Campo do Território do Sisal articulou junto com lideranças de organizações sociais do Território, participaram na última segunda-feira (24/07) em Salvador, de uma audiência com o Secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro. O objetivo do encontro foi discutir novas formas de apoio às Escolas Famílias Agrícolas – EFAs com vistas a fortalecer a Educação do Campo.

reuniao-com-representantes-das-escolas-familia-agricolas-efa-foto-suami-dias-13

Na pauta foi discutida a ampliação do apoio do Governo do Estado no funcionamento das EFAs, a implantação de cursos técnicos profissionalizantes nestas unidades de ensino, de cursos de extensão à distância através da UNEB e a disposição de vagas nos concursos públicos do Estado para as EFAs. Como encaminhamento, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que ficará responsável por dar sequência aos pontos discutidos.

O Secretário de Educação, Walter Pinheiro falou sobre a importância deste diálogo. “Estamos buscando, por meio de discussões e uma maior aproximação, formas de consolidar ações que qualifiquem os professores e beneficiem os estudantes do campo. Analisar como, por meio de jurídico, podemos aumentar nossa contribuição para fortalecer esta oferta em toda Bahia”, afirmou.

reuinião_seceducacao

Para Marilene Bispo, representante da EFA Valente, a audiência foi um passo importante para que as EFAs consigam se fortalecer. “Foi muito positivo esse contato direto das EFAs com o secretário de educação, que demonstrou muito boa vontade de encontrar os meios para dar conta das demandas que apresentamos. Nosso papel agora é nos manter vigilantes para que as propostas se concretizem”, destacou Bispo.

Entre as instituições presentes na audiência estavam: EFA Valente; ECOFAB; REFAISA; UNEB; Fundação APAEB representada pelo diretor geral Macerval Araújo e pela gestora de projetos Virgínia Araújo; CEEP Campo Paulo Freire; APAEB; MOC e FATRES.

Fotos: educacao.ba.org.br