Comunidade de Serra Branca avalia projeto e debate sobre empreendedorismo e crédito rural

Cerca de 40 agricultores e agricultoras beneficiários do Projeto de ATER Renda & Vida III Fundação APAEB/SEAD na comunidade de Serra Branca, Santaluz-BA, participaram na última segunda-feira (24/07) da atividade de avaliação final do Projeto. Na oportunidade, houve também um bate-papo sobre empreendedorismo no campo e crédito rural.

serrrabanca02

A atividade iniciou com um diálogo, mediado pela educadora social Elione Alves, falando sobre a importância de enxergar o campo como lugar de negócio. “A roça é uma oportunidade para o empreendedorismo. Por meio das experiências de cada um, das potencialidades da propriedade, planejamento e ação, a família agricultora pode se sustentar ou incrementar sua renda”, destacou a educadora ao provocar os agricultores e agricultoras a refletirem sobre a oportunidade de encararem o Projeto Produtivo implantado através do Renda & Vida III como um negócio rural.

serrabranca03

Durante a programação, os agricultores e agricultoras dialogaram e tiraram dúvidas sobre o PRONAF. O agente de crédito e técnico em agropecuária da Fundação APAEB, Cris Emanoel Bezerra, falou das linhas de crédito, critérios de acesso e sobre o processo de negociação de dívidas. Além disso, destacou as vantagens de acessar o crédito para investir em atividades produtivas de forma planejada na perspectiva do beneficiamento da propriedade e da melhoria de renda da família agricultora.

Na avaliação do Projeto Renda & Vida III, os agricultores e agricultoras refletiram os pontos positivos e negativos do Projeto destacando seu impacto nas propriedades e na vida de suas famílias. “Foi muito bom esse Projeto. Movimentou a comunidade, fez a gente se sentir importante. Construímos nossos projetos que deu oportunidade de gerar mais renda, conseguimos de graça o CEFIR e ainda aprendemos muita coisa nova com as técnicas e a veterinária”, expressou entusiasmado seu Antonio Santos, agricultor beneficiário do Projeto.

serrabrancatamires

Os agricultores e agricultoras beneficiárias do Projeto na comunidade de Serra Branca são assessorados pelas técnicas em agropecuária Tamires Lopes e Ávila Souza.

O Renda & Vida III é um projeto da Fundação APAEB que contempla o Lote 5 da Chamada Pública 02/2014 da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário – SEAD. Ele abrange os municípios de Santaluz, Queimadas e Quijingue e tem entre seus objetivos a assistência técnica rural para agricultores familiares em situação de extrema pobreza, com vistas à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.