Jovens rurais experimentam práticas de controle zootécnico em caprinos

Com o objetivo de promover a integração entre jovens rurais, trocar experiências e compreender a importância do controle zootécnico, foi realizado no último sábado (19/08) uma Oficina de Catalogação, Brincagem e Controle Zootécnico em Caprinos. A atividade reuniu 23 jovens filhos de agricultores beneficiários do Projeto de ATER SEMEAR IV da Fundação APAEB/ SDR/ BAHIATER dos municípios de Conceição do Coité e Valente, na Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha, localizada na Fazenda Madeira em Valente-BA.

oficnaefa1

Durante a programação, os jovens conheceram o histórico da EFA Valente, visitaram os setores produtivos da Unidade de Ensino, dialogaram e desenvolveram práticas sobre catalogação, brincagem, controle zootécnico, avaliação pelo método famacha, vermifugação e casqueamento. As atividades foram facilitadas pelo agrônomo da Fundação APAEB, Ênio Dias e pelos técnicos em agropecuária, Itamar Duarte e Lelis Messias.

oficinaefa3

“Eu achei muito produtiva a oficina. Foi um momento onde podemos ter uma troca de conhecimento entre os jovens e os profissionais técnicos. A iniciativa da Fundação em oferecer esta oportunidade de conhecimento é muito importante para nós que pretendemos trabalhar no campo. O procedimento de drenagem do abscesso na cabra com linfadenite e aplicação de soro foi algo que achei muito interessante”, destacou Vanessa Oliveira, jovem estudante da EFASE e estagiária na Fundação APAEB.

oficinaefa4

“A atividade superou a expectativa da equipe. Apesar de uma resistência inicial de alguns jovens, com a demonstração do procedimento eles se envolveram na atividade. Acredito que foi um desafio que possibilitou muito conhecimento. Foi bastante positivo”, avaliou o técnico em agropecuária, Itamar Duarte.