Entidades se reúnem em debate sobre Economia Solidária

A Fundação APAEB marcou presença no I Encontro Estadual de Economia Solidária, no Hotel Sol Bahia, em Salvador. O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de junho, teve como tema “Paz, Democracia e Desenvolvimento” e reuniu gestores, empreendedores e representantes de organizações sociais de 18 territórios de identidade da Bahia.

Encontro_ES_ SSA

“Na ausência das conferências nacionais de Economia Solidária, que foram suspensas pelo Governo Federal, o Governo do Estado e a sociedade civil resolveram fazer um encontro para discutir as possibilidades e potencialidades desse segmento que cresce cada vez mais na Bahia. Queremos colocar mais luz sobre o assunto, garantindo que as redes de economia solidária sejam fortalecidas e as pessoas continuem a gerar renda para as suas famílias e vivam com dignidade”, destacou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Vicente Neto, durante a solenidade de abertura do evento, que contou também com a participação da coordenadora da Rede Arco Sertão Central, Eleneide Alves; do superintendente estadual de Economia Solidária e Cooperativismo, Milton Barbosa; e da coordenadora executiva da Secretaria da Promoção de Igualdade Racial, Cléia Costa. A Fundação APAEB foi representada no evento pelo educador social, Aldo Araújo.

Além do debate sobre a economia solidária na atual conjuntura política brasileira, que reuniu participantes como o ex- secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Prof.º Roberto Marinho, houve também grupos de trabalhos onde os participantes discutiram os seguintes temas: Educação e Economia Solidária: Desafios e Perspectivas; Estratégias de Comercialização, Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Territorial para a Economia Solidária; Finanças Solidárias: Avanços, Desafios, Possibilidades e o Papel do Estado; Marco Legal, Ambiente Institucional e o Avanço da Economia Solidaria na Bahia; Processos de Comunicação para o Fortalecimento dos Empreendimentos e Redes da Economia Solidária; Movimentos  Sociais e Relações de Trabalho.

O I Encontro Estadual de Economia Solidária  foi uma realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência da Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), em parceria com diversas organizações.

Informações: SETRE