Futuro da Agricultura Familiar é tema de evento pelo Dia do/a Agricultor/a em Valente

Foi com o tema “O Futuro da Agricultura Familiar no Brasil – Onde está a Esperança?” que o município de Valente-BA celebrou este ano o Dia do/a Agricultor/a. A atividade ocorreu na Casa da Cultura e reuniu agricultores e agricultoras de diversas partes do município, além de autoridades e entidades ligadas ao trabalho no campo. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Valente – SINTRAF, com apoio da Fundação APAEB.

agricultor20183

Além de apresentações culturais retratando questões como identidade e problemas enfrentados pelo homem e mulher do campo, o evento também contou com uma mesa-redonda que debateu sobre o tema central. A mesa foi composta pela diretora do SINTRAF Valente, Juvanda Gomes; pela diretora nacional da CUT e coordenadora geral da FBAF, Elisângela Araújo e pelo professor e ex-deputado, Zilton Rocha.

Entre os principais pontos elencados no debate estão às ameaças sobre as políticas públicas para agricultura familiar decorrentes do novo cenário político do país; os interesses dos grandes empresários do agronegócio que comprometem a soberania e segurança alimentar da população; o uso de agrotóxicos e a importância da mobilização, organização social e da consciência política e cidadã para enfrentamento destas ameaças.agricultor20181

Na oportunidade, o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araújo, parabenizou os/as agricultores familiares pelo seu dia e destacou a importância e a força do trabalho do homem e da mulher do campo para o sustento do país.

Na programação do evento também ocorreram sorteios de prêmios para os agricultores e agricultoras presentes na atividade.