Jovens Rurais dialogam sobre Juventude, Desenvolvimento Rural e Cidadania

Cerca de 30 jovens de comunidades rurais dos municípios de Valente, Retirolândia, São Domingos e Conceição do Coité-BA, filhos de agricultores/as familiares beneficiários/as do Projeto de ATER Semear IV promovido pela Fundação APAEB/SDR/BAHIATER, participaram do Seminário sobre Juventude, Desenvolvimento Rural e Cidadania. O Seminário faz parte das ações do Semear IV e foi realizado em dois módulos.

seminario002

O primeiro módulo ocorreu no dia 21 de julho, na Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha – EFA Valente, localizada na Faz. Madeira. Na oportunidade os jovens participaram de Oficinas sobre Prática de Coleta de Fezes em Caprinos para Exame de OPG e Prática de Ensilagem. Nestas atividades foram trabalhadas as questões teóricas que abarcam cada uma das temáticas e em seguida realizadas atividades práticas.

seminario003

A Oficina sobre de Coleta de Fezes em Caprinos para Exame de OPG foi facilitada pela médica veterinária, Caroline Marques e pelos técnicos em agropecuária Itamar Duarte e Naiany Oliveira. Além de se informarem sobre as principais verminoses que acometem os rebanhos de caprinos, os jovens realizaram coleta de fezes dos animais e utilizaram o microscópio para identificação de algumas destas verminoses.

seminario004

Na Oficina sobre Ensilagem, facilitada pelos técnicos em agropecuária Lelis Messias, Eslon Moreira, Jamily Cunha e Cris Emanoel, tratou-se sobre as principais técnicas de ensilagem, entre as quais está a de sisal. Como prática foi realizada a produção da ensilagem de milho.

seminario005

O segundo módulo foi realizado no dia 03 de agosto, na Casa da Cultura em Valente-BA. Nele, foram realizados dois painéis. O primeiro painel, facilitado pelo mestre em educação do campo, professor Messias Conceição, tratou sobre Juventude e Desenvolvimento Rural. O segundo tratou sobre Políticas Públicas e Cidadania e foi facilitado pela gestora de projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo.

seminario006

Avaliando a atividade, os jovens manifestaram satisfação e entusiasmo para novos momentos de formação. “Foi muito bom o aprimoramento de informações na parte técnica que tivemos lá na EFA e o diálogo esclarecedor sobre politicas públicas, cidadania e desenvolvimento rural. É sempre bom adquirir novos conhecimentos. Espero ter oportunidade de participar mais vezes”, destacou a jovem Anécia Aquino.

Para concluir o Seminário, foram entregues os certificados de participação e realizado um momento de lazer com os jovens no Clube Sócio Recreativo da APAEB.