Agricultores/as de Coité conhecem Fábrica de Tapetes e Carpetes da APAEB

Curiosos por conhecerem de perto o trabalho de beneficiamento da fibra do sisal em Valente-BA, 17 agricultores/as da comunidade de Serra Vermelha em Conceição do Coité, beneficiários do Projeto de ATER Semear IV da Fundação APAEB, visitaram nesta segunda-feira (27) a Fábrica de Tapetes e Carpetes APAEB Sisal. A demanda pela visita partiu dos agricultores/as durante a reunião de planejamento realizada no início do Projeto.

fabica04

Alguns dos agricultores/agricultoras da comunidade de Serra Vermelha são produtores/as de sisal e mostravam-se interessados em conhecer o processo de industrialização da fibra do sisal. “A gente sempre vê o trabalho de desfibramento no campo, mas tínhamos muita curiosidade de ver como a fibra se transformava em um tapete e outros produtos”, manifestou José Pereira.

fabrica03

Durante a visita, os agricultores/as tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de transformação da fibra, passando na batedeira, tinturaria, cordoaria, tecelagem e acabamento.

fabrica05

“Foi muito interessante esta visita. Aqui percebemos como é importante a gente cuidar do sisal no campo e ter cuidado no desfibramento para garantir que o sisal chegue até a indústria com a qualidade que se precisa para fazer esses produtos tão bonitos”, relatou José Oliveira.

fabrica02

Para Itamar Duarte, técnico agrícola da Fundação APAEB, responsável pela mobilização da atividade, o resultado foi muito positivo. “Foram bem expressivas a avaliação dos agricultores/as em relação à atividade. Durante a visita era perceptível o interesse de todos”, expressou Itamar.

fabrica06

Na oportunidade, os visitantes também conheceram o Viveiro de Mudas O Catingueiro, onde são produzidas mudas de plantas, as quais são distribuídas e comercializadas no intuito de promover a recomposição da caatinga.