Valente- BA: Samba de roda toma conta da noite de sábado em Santa Rita de Cássia

O samba de roda movimentou o povoado de Santa Rita de Cássia em Valente –BA, na noite do último sábado (25/09). O evento foi no Kiosk do Jó e reuniu centenas de pessoas do povoado, da sede do município e de comunidades circunvizinhas em um clima de festividade e alegria.

samba03

Quem deu o tom da festa foi o grupo Samba Topa Tudo, do povoado de Ouro Verde, São Domingos-BA. O samba de roda é um ramo rítmico do samba originário da Bahia, que possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo e por se uma modalidade musical repleta de disposição e de bom-humor.

Ao som de pandeiros, violas, chocalhos, vozes, palmas vibrantes e muita dança, o Samba Topa Tudo se estendeu por toda a noite, entrando madrugada adentro. Foi uma realização da Fundação APAEB através do Projeto Cultura Ativa do Sisal – CultAS, organizado por Jó do Kiosk.

O Projeto CultAS vem sendo executado pela Fundação APAEB e prevê a dinamização da Casa da Cultura de Valente a partir de ações continuadas com realização de oficinas de diversas manifestações culturais e eventos de valorização da cultura regional, por um período de três anos. O projeto visa atender também um público diversificado, indo da faixa etária infanto-juvenil até idosa, sendo que as turmas das oficinas serão formadas através de um processo de inscrição aberto para toda a comunidade.