Folia de Reis anima a abertura da 2ª Trilha de Saberes da EFA Valente

Na noite de ontem (13/09) ocorreu a abertura da 2ª Trilha de Saberes da Escola Família Agrícola Avaní de Lima Cunha – EFA Valente. Entre as apresentações culturais foi realizada a Folia de Reis, promovida pela Fundação APAEB através do Projeto Cultura Ativa no Sisal – CultAS.

IMG_1380

Quem deu o tom de festividade à noite foi o grupo Reisado da Ladeira, do município de Valente-BA. A Folia reuniu alunos, pais, professores, visitantes de comunidades circunvizinhas e da sede do município em um clima de festividade com muito colorido, música e dança.

IMG_1382

A Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore. Ela é praticada no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Menino Jesus para prestar-lhes homenagens e presentes. A data consagrada ao Dia dos “Santos Reis” é 06 de janeiro.

IMG_1429

O Projeto CultAS vem sendo executado pela Fundação APAEB e prevê a dinamização da Casa da Cultura de Valente a partir de ações continuadas com realização de oficinas de diversas manifestações culturais e eventos de valorização da cultura regional, por um período de três anos. O projeto visa atender também um público diversificado, indo da faixa etária infanto-juvenil até idosa, sendo que as turmas das oficinas serão formadas através de um processo de inscrição aberto para toda a comunidade.