Mulheres rurais dialogam sobre o Programa Fomento como oportunidade de geração de renda

Nos dia 03, 10 e 21 de setembro cerca de 60 agricultoras familiares de comunidades rurais de Valente-BA e Conceição do Coité-BA, que serão contempladas pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais através do Projeto de ATER Semear IV, participaram do Seminário – Agricultura Familiar e Economia Solidária. As atividades ocorreram na Casa da Cultura, no Espaço do SINTRAF de Queimada do Curral em Valente e na Base Sindical de Salgadália em Conceição do Coité.

ssalgadália

Além de refletir e estimular a prática da Economia Solidária, visualizar oportunidades de produção e comercialização na Agricultura Familiar, também foram objetivos da atividade compreender e estimular o acesso às políticas públicas do PAA e PNAE, estimular o empreendedorismo de forma planejada e refletir sobre o Programa Fomento como oportunidade de geração de renda.

ssede

As atividades foram mobilizada pelos técnicos em agropecuária, Jamily Cunha, Naiany Oliveira e Itamar Duarte e facilitada pela assessora pedagógica, Ana Naara Silva e pela gestora de projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo.

As agricultoras avaliaram positivamente a atividade, destacando que foi um momento importante de aprendizado, para entenderem melhor o Programa Fomento e para visualizarem as oportunidades que o programa pode gerar para a melhoria de vida das famílias que serão contempladas.

O Programa Fomento foi lançado em 2011 pelo Governo Federal e constitui uma estratégia de inclusão produtiva de famílias agricultoras familiares em situação de vulnerabilidade social. Através dele, cada família recebe o recurso de R$ 2.400 que deve ser destinado para implantação de um projeto produtivo na Unidade Produtiva Familiar (UPF). A linha de Fomento disponibilizado pelo Projeto de ATER Semear IV, financiado pelo Governo da Bahia por meio de Chamada Pública, é o Fomento Mulher, onde foram selecionadas 134 mulheres para serem beneficiadas.

Através do Programa, serão injetados na economia dos quatro municípios contemplados pelo Projeto Semear IV (Valente, São Domingos, Retirolândia e Conceição do Coité), um total de R$ 321.600. Com a liberação da primeira parcela, que está sendo realizada neste mês de setembro para que as mulheres agricultoras iniciem suas atividades produtivas, o valor total que irá circular na economia destes municípios será de R$ 187.600,00.