É anunciado em Valente um Conjunto de Ações para a Cadeia Produtiva do Sisal

No último sábado (06), em evento realizado na Casa da Cultura de Valente,foi apresentado um conjunto de ações para cadeia produtiva do sisal. A atividade reuniu representantes do poder público executivo e legislativo, sociedade civil organizada e instituições financeiras.

Como exemplo das ações apresentadas está o convênio celebrado entre o Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e  Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e  o Consórcio Púbico de Desenvolvimento Sustentável  do Território do Sisal (Consisal). O convênio se concretiza por meio de cooperação técnica e financeira entre o Governo e o Consisal e prevê a contratação do serviço de consultoria individual, para a elaboração e acompanhamento do plano de negócios, com o objetivo de estruturar alianças produtivas territoriais, nos municípios de Valente, Retirolândia, Conceição do Coité e Santaluz.

Na oportunidade, também foi autorizada a execução de mais dois convênios, com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação Apaeb). Oriundos do Programa Bahia Produtiva, os convênios somam investimentos da ordem de R$ 800 mil, e preveem a implementação de um projeto piloto com ações de convivência com o semiárido e implantação de novas tecnologias, em comunidades rurais do município de Valente.

O representante da Fundação APAEB, Nelilton Oliveira, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado na implementação de iniciativas que visam fortalecer a cadeia produtiva do sisal e contribuir com o desenvolvimento socioambiental do território. “A Fundação APAEB reconhece a importância da parceria que tem com o Governo da Bahia através de suas secretarias e manifesta sua honra de ter sido credenciada para executar estes convênios, que fortalecem um dos eixos de trabalho da entidade que é o desenvolvimentos socioambiental”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que estas iniciativas resultam de um plano de ação que vem sendo construído por diversos setores envolvidos nessa cadeia produtiva do sisal, e que as ações devem estimular a diversificação da produção, para promover geração de renda para as famílias atendidas: “É um conjunto de investimentos que serão aplicados nas propriedades para que os produtores possam ascender economicamente, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida”.