Cultura da Paz e da Não Violência são temas do novo Projeto da Fundação APAEB

Na manhã da última segunda-feira (30/09), a Fundação APAEB lançou o Projeto Trilheiros da Paz, que faz parte dos projetos aprovados pelo CMDCA/FIA de Valente-BA, através do edital público para seleção de projetos sociais nº 002/2019.  O evento ocorreu no auditório da Fundação APAEB, em Valente e contou com a presença de diretores da instituição, representantes do CMDCA, de escolas, associações e outras instituições da sociedade civil.

O objetivo do Projeto Trilheiros da Paz é contribuir para a prevenção e redução das diversas formas de violência que ameaçam e atingem crianças e adolescentes através do estímulo a Cultura da Paz e da Não-Violência no cotidiano familiar, escolar e social.

Na oportunidade, a gestora de Projetos da Fundação APAEB, Virgínia Araújo, falou da importância de questionar e refletir sobre a qualidade das relações que estabelecemos com nossas crianças e adolescentes. “A escola, a família e a comunidade precisa observar, refletir e andar por caminhos que quebrem a cadeia da violência composta por ambientes e relações hostis que comprometem o desenvolvimento e muitas vezes violam os direitos de nossas crianças e adolescente. O Projeto é um convite e uma oportunidade para iniciamos esta mudança de realidade”, manifestou Virgínia.

“Esta é uma iniciativa desafiadora que a Fundação APAEB abraçou. Por isso, a gente necessita do apoio das escolas, do poder público e das associações para contribuir na mobilização dos públicos que serão contemplados pelas ações”, destacou o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araujo.

O Projeto Trilheiros da Paz irá trabalhar com atividades voltadas para três públicos: crianças/adolescentes, educadores e família. Entre as temáticas a serem abordadas durante as atividades estão: Cultura da Paz e Não Violência, Empatia, Solidariedade e Cooperação, Respeito à Diversidade, Direitos Humanos e ECA.

O Trilheiros da Paz é uma iniciativa da Fundação APAEB e conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Valente e recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).