Valente cria Comitê Popular Solidário de Enfrentamento à COVID 19

565

Ocorreu na tarde da última terça-feira (18) a reunião de composição do Comitê Popular Solidário de Enfrentamento a Pandemia do COVID- 19. A atividade contou com a participação de representantes da Fundação APAEB, SEPLAN, SINTRAF Valente, CMDCA, Conselho de Educação, Conselho do Idoso, FATRES, Colégio Estadual Wilson Lins, Sicoob Coopere, Igreja Batista, Igreja Católica, poder público executivo, Câmara de Vereadores e estudantes da área de saúde de Valente.

O Comitê é uma instância local que mantém vínculo com os Comitês Territorial e Estadual Popular Solidário. Seu objetivo é enfrentar a Pandemia do COVIDA 19 a partir de contribuições direcionadas para garantir os direitos humanos, a saúde, a segurança alimentar e nutricional, a assistência social às pessoas vulneráveis, a manutenção dos empregos dos trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo das populações do campo e dos bairros periféricos da cidade, dos grupos da agricultura familiar, da economia solidária, enfim, dos cidadãos valentenses que mais precisam de apoio. Além disto, construir estratégias e ferramentas educativas, de conscientização das pessoas para que todas possam ser agentes construtores de novos comportamentos que contribuam para afastar a proliferação do vírus na nossa comunidade.

Na reunião de composição foi feita a apresentação da finalidade do Comitê, bem como dos membros que puderam estar presente na reunião, realizada virtualmente. Em sequência foi aberto espaço para que os representantes do poder público falassem um pouco das ações que estão sendo realizadas e das dificuldades encontradas. Os representantes do poder público se disponibilizaram em sistematizar as ações e enviar por escrito para o Comitê. Como encaminhamentos, foi pensada a inclusão de novos membros da comunidade que se interessassem em contribuir, a criação de um grupo de Whatsapp para socialização de informações e propostas que serão levadas para o Comitê de Gestão de Crise e para facilitar a comunicação do Comitê. Também foi proposta a criação de uma agenda fixa de reuniões para sistematização de um Plano Solidário de Enfrentamento e para direcionamento das ações.