Raízes Culturais do Sisal viva nas comunidades

Os Festivais Comunitários de Cultura Popular realizados pelo Projeto CultAS vem evidenciando a identidade e a alegria do povo do Sisal. Muitas tradições culturais acabam se perdendo ao longo do tempo, mas a Fundação APAEB tem se esforçado para manter vivas algumas manifestações do Território Sisaleiro, como a folia de reis e o samba de roda.

Festival Comunitário de Cultura Popular – Folia de Reis e Samba na comunidade de Raposa Velha- Valente-BA

Desde o início do Projeto, em 2018, a Fundação APAEB já realizou diversos Festivais em comunidades de Valente e São Domingos. Em 2021, os Festivais ganharam ainda mais força e visibilidade, sendo uma ação de destaque também em 2022, ao construir e resguardar a memória afetiva e trazer alegria pra muita gente. Nesta etapa estão previstas a realização de 4 Festivais em comunidades diferentes. O primeiro ocorreu na comunidade de Raposa Velha e os demais estão programados para as comunidades de Tanquinho, Ferros e Santa Rita de Cássia, todas localizadas no município de Valente.

“Muitas das ações do CultAS foram pensadas como uma maneira de contribuir com o auto- reconhecimento da identidade cultural do Território do Sisal. Esse reconhecimento e valorização são estratégias importantes para autoestima comunitária e para o desenvolvimento local. Neste sentido, agradecemos e destacamos a importância do governo do estado em apoiar esta iniciativa através da aprovação da proposta apresentada pela Fundação APAEB e as comunidades por serem sensíveis e abraçarem esta iniciativa”, afimou o diretor geral da Fundação APAEB, Macerval Araujo.

Os Festivais Comunitários de Cultura Popular fazem parte da programação de ações do Projeto CultAS, realizado pela Fundação APAEB com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.