Fundação APAEB divulga resultado final e premia vencedores/as do 8º Festival de Contação de Histórias

Com o objetivo de incentivar a leitura e valorizar a tradição oral entre crianças e adolescentes, jovens e adultos, mediante contação de histórias, a Fundação APAEB realizou o 8º Festival de Contação de Histórias. Nesta edição, o evento fez parte da programação de ações do Projeto Cultura Ativa no Sisal (CultAS). Nesta sexta-feira (28/04), na Casa da Cultura de Valente, foi divulgado o resultado final e feita a entrega das premiações.

Laura Santana Morais Miranda – 1º lugar na categoria Infantil

Este ano, o Festival seguiu a mesma metodologia da última edição. Os participantes enviaram a ficha de inscrição e os vídeos com a contação de histórias, que na primeira etapa foi avaliada por uma comissão julgadora que definiu quais passariam para a etapa seguinte. Os vídeos selecionados por categoria, foram publicados no canal do Youtube da Casa da Cultura de Valente, onde passaram por votação popular no período de 24 a 28 de abril.  De acordo com o regulamento, as contações de histórias vencedoras seriam aquelas que até as 10h do dia 28 de abril de 2023 tivessem o maior número de curtidas “gostei”.

Ranny Raquel Lima Santana, 2º lugar na categoria Infantil e Thifany Andrade de Oliveira Ribeiro, 3º lugar na categoria Infantil

Na categoria infantil, o resultado saiu com uma acirrada disputa. Em primeiro lugar, com 589 likes ficou Laura Santana Morais Miranda, contando a história “Infância no Brejo das Carnaíbas”, de sua própria autoria. Em segundo lugar, com 540 likes, ficou Ranny Raquel Lima Santana, contando a história “O Menino que Tinha Medo de Errar”, da autora Andrea Viviana Taubman. No terceiro lugar desta mesma categoria ficou Thifany Andrade de Oliveira Ribeiro, com 95 likes, contando a história “A Pequena Sereia”, de Lie Nobusa. Na categoria infanto-juvenil, quem ficou em primeiro lugar, foi o adolescente Nicolas Deatlas, que contou a história “Caatingaiôr”, de autoria própria. Na categoria adulto, o primeiro lugar ficou com Antonio Joaquim de Oliveira (Lavandeira), que contou a história do Caçador, de autor desconhecido. Tanto a categoria infanto-juvenil quanto a adulto não tiveram concorrentes, ficando ambos classificados como vencedores desde a primeira etapa.

Nicolas Deatlas – 1º lugar na categoria Infanto-juvenil

O primeiro lugar de cada categoria recebeu como premiação poupanças Sicoob no valor de R$ 300,00 e o segundo e terceiro lugar receberam certificados de participação e brindes.

Antonio Joaquim de Oliveira (Lavandeira) – 1º lugar na categoria Adulto

O evento ainda contou com a apresentação da personagem Vó Doroteia, interpretada pela atriz Gesilda Mendes, do Auge Cultural, que contou a história Sopa de Pedra, de Pedro Malasarte.

Vó Doroteia – atriz Gesilda Mendes/ Auge Cultural

O 8º Festival de Contação de Histórias é uma realização da Fundação APAEB através do Projeto CultAS – Cultura Ativa no Sisal, em parceria com o Sicoob e com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.