No dia 02 de julho, agricultoras da Fazenda Fechado, no município de Itiúba, participaram de um curso sobre boas práticas no processamento de alimentos. O evento foi conduzido pela técnica em agropecuária do projeto Semear/ATER Biomas, Itamara da Silva Rosa, e pela estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Ana Rita Terra.
O principal objetivo foi trabalhar a temática de boas práticas no processamento de alimentos junto ao grupo “Mulheres em Ação” da comunidade e outras famílias cadastradas no projeto ATER Biomas.
O grupo tem como princípio o beneficiamento da fécula de mandioca, a principal fonte de renda das famílias locais. A necessidade de agregar valor a essa fécula surgiu com a intenção de aumentar a renda das famílias. Anteriormente, o grupo já havia tido a experiência de comercialização de beijú para a merenda escolar, através de uma proposta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Ana Rita Terra teve participação fundamental, trazendo sua experiência e conhecimento de forma clara e simples, uma vez que possui vivência com grupos de produção no município de Itiúba.
Com a proposta deste curso, foi planejada uma formação sobre os princípios de produção e comercialização através de cooperativas, além de abordar a comercialização justa dentro do princípio da economia popular solidária.
“A expectativa é que esse aprendizado contribua significativamente para o desenvolvimento do grupo e das famílias, promovendo a sustentabilidade e o fortalecimento econômico da comunidade.” Destacou Itamara Rosa.
Essa iniciativa faz parte das ações do Projeto Semear/ATER Biomas, executado pela Fundação APAEB com recursos da SDR/BAHIATER. Através desse projeto, a Fundação atende um total de 540 famílias agricultoras, distribuídas nos municípios de Valente, Queimadas, Nordestina e Itiúba, situados no Território do Sisal da Bahia.