Valente realiza lançamento do PAA em evento

Na manhã da última sexta-feira (29/01) a agricultura familiar de Valente celebrou mais uma vitória com o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Doação Simultânea, que pela primeira vez chega ao município através do governo municipal. A Fundação APAEB como entidade que trabalha pelo fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária esteve presente no evento junto com diversos grupos produtores de alimentos que presta assessoria e que serão fornecedores. O evento também contou com a presença de representantes dos poderes públicos local, das entidades sociais, de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e da comunidade.

PAA_MDA_F
Diretor Executivo da Fundação APAEB – Macerval Araújo/ Delegado do MDA – Welliton Rezende/ Secretário Executivo do CONSISAL – José Silsa

Nesta primeira etapa do programa serão investidos R$ 203 mil na compra de produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar, beneficiando, inicialmente, 31 agricultores que estão organizados em associações e empreendimentos solidários e mais de 1000 famílias, que são atendidas pela APAE, CRAS, CREAS e Fundação Otávia Simões. Cada agricultor vinculado ao programa poderá vender para a prefeitura até R$ 6.500 reais em alimento naturais e livres de produtos químicos e cada órgão contemplado destinará os alimentos ao público o qual atende. Dentre estes, famílias carentes, igrejas, hospitais, associações, entre outros.

Durante a solenidade o prefeito de Valente, Ismael Ferreira, citou os projetos conquistados que favorecem a vida e o trabalho do agricultor familiar, tais como a Assistência Técnica e Extensão Rural e a construção de aguadas. Na oportunidade também reforçou a importância das parcerias. “Nosso objetivo é potencializar as forças locais através do diálogo com os agentes públicos e com as entidades que fazem o trabalho de base como a Fundação APAEB, a FATRES. É assim que teremos um meio rural cada vez mais forte”, frisou o gestor.

Expo

Para a empreendedora Eliete Oliveira, do grupo Sabores da Terra, um dos grupos acompanhados pela Fundação APAEB, este é um momento de felicidade para os agricultores. “Além de termos aguadas que garantem abastecimento para uns 05 anos, recursos que incentivam a produção, chega agora a oportunidade de comercializar o que produzimos, permanecendo no campo e com geração de renda”, afirmou a agricultora empreendedora.

Garantido a presença do MDA, que é co-financiador  do Programa de Aquisição de Alimentos, o delegado Welliton Rezende elogiou o compromisso com a pauta de desenvolvimento local que existe em Valente tanto por parte do governo como pelas entidades sociais. “Parabenizo o estágio de interação em prol do desenvolvimento do município e do território que há em Valente. Temos aqui um ambiente onde há diálogo com as organizações de base da assistência técnica e extensão rural, os agricultores e o poder público. O MDA reforça a parceria já existente através dos programas de fortalecimento da agricultura família”, completou Rezende.

O evento que ocorreu na praça do Forródromo encerrou com a degustação de alimentos produzidos pelos agricultores familiares. Além disso, houve uma exposição de parte da produção já entregue para fornecimento, tais como: aipim, feijão, abóbora, geleia, beiju, sequilhos, hortaliças, farinha comum, farinha de tapioca, batata doce, tempero seco, bolo e biscoito de coco.