Equipe técnica participa de atividade formativa sobre alimentação alternativa para animais

Na última segunda-feira (06/02), a equipe técnica do Projeto Renda & Vida III participou de uma Atividade de Monitoramento e de Formação sobre Formulação de Ração e Alimentação Animal. A atividade aconteceu na comunidade de Serra Branca 3, município de Nordestina – BA.form1

Na etapa do monitoramento tratou-se das metas relacionadas ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, que consiste em um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais que dará suporte para o controle, monitoramento e planejamento econômico e ambiental do estado. Sem este cadastro de regularização ambiental do imóvel, o produtor rural não poderá ter acesso a créditos agrícolas e outras políticas. O cadastro dos imóveis das famílias beneficiárias é uma das metas do Renda & Vida III.

form2

Durante a etapa de formação sobre formulação de ração e alimentação animal de caprinos e ovinos, os engenheiros agrônomos Cláudio Souza e Jamile Oliveira trouxeram informações e esclarecimentos sobre: preferências alimentares dos animais, componentes nutricionais, manejo alimentar através de técnicas como silagem e fenação com uso de produtos da caatinga como pau-de-rato, licuri, palma e outras. Ainda nesta etapa foi realizada uma atividade prática onde o técnico em agropecuária, Ademilson Silva demonstrou todo o processo produção de feno com plantas da caatinga, desde a coleta até o armazenamento. “O feno de pau-de-rato é um exemplo de planta da caatinga rica em proteína, que associada a outros componentes como milho e palma desidratada servem de alimento alternativo e nutritivo para os animais”, destacou Ademilson.

feno1

Para a técnica em agropecuária, Tatiane Oliveira, que faz parte da equipe do Projeto Renda & Vida III, a formação foi proveitosa e extremamente útil para os agricultores da região semiárida. “Esse repasse de experiência enriquece nosso trabalho de campo, pois é possível de aplicarmos com nossos produtores, principalmente neste período de escassez de água e alimentos. A alimentação alternativa é fundamental, é uma forma de o produtor reduzir custos na produção utilizando recursos alimentares que tem na sua propriedade” avaliou Tatiane.

A próxima formação da equipe está prevista para ocorrer em abril, com tema ainda a definir. O Renda & Vida III é um projeto da Fundação APAEB que contempla o Lote 5 da Chamada Pública 02/2014 da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF/MDA. Ele abrange os municípios de Santaluz, Queimadas e Quinjingue e tem entre seus objetivos a assistência técnica rural para agricultores familiares em situação de extrema pobreza, com vistas à inclusão produtiva, promoção da segurança alimentar e incremento da renda.